Nossa cidade teve uma intensa e linda semana do Patrimônio no mês de agosto, com o tema Ocupação feminina. Dia 26 de agosto a Escola Upiá recebeu a mestra griô Sirley Amaro, que ofereceu a oficina “Com agulha, linha e pano, cantando e contando a nossa história” para a nossa comunidade escolar.
Dona Sirley contou as histórias de uma girafa que veio da África de navio. A girafa não pode comparecer mas mandou sua foto em uma grande bandeira para mostrar às crianças. A oficina começou com a marcha “Girafa da cerquinha”, uma marcha antiga do bloco carnavalesco da cidade de Pelotas. Com a bandeira à frente, logo se formou um pequeno bloco de carnaval e todos fizeram a volta na escola cantando com a mestra griô.

Durante a oficina as crianças, equipe e familiares presentes conheceram músicas antigas que eram cantadas na senzala, nos carnavais e outras que foram passadas de família para família. Dona Sirley fez chocalhos com sementes em saquinhos de tecidos coloridos costurados por ela e entregou às crianças. A oficina terminou com uma ciranda no pátio da escola.
O termo griô faz referência a sua origem africana, sendo o ancião contador de histórias da comunidade que através da oralidade mantém os saberes populares vivos a todos.
Saiba mais sobre a mestra griô Sirley Amaro e o griô como ferramenta pedagógica teatral aqui.