Sonoros Ofícios na Upiá

Publicado por

As crianças da Escola Upiá tiveram a satisfação de receber no dia 8 de setembro o grupo alagoano “Destaladeiras de fumo de Arapiraca”, do projeto Sonora Brasil promovido pelo SESC, que leva a cultura dos Cantos de Trabalho para todo país.

Mais uma vez a escola se encheu de cantorias e tivemos momentos emocionantes com nossos visitantes. Logo após uma semana conversando sobre o patrimônio, em alusão ao Dia do Patrimônio, receber as Destaladeiras de fumo de Arapiraca foi uma imersão ao patrimônio imaterial que é a música, os cantos de trabalho de comunidades localizadas no outro lado do país.

slide11

Os Cantos de Trabalho são uma prática antiga e tradicional da história brasileira, principalmente no espaço rural. Estes cantos marcavam os ritmos de trabalho, unificando ainda o trabalho coletivo e contribuindo para que se diminuísse a exaustão decorrente das longas jornadas de trabalho. Hoje tal ofício é preservado como forma de deixar viva a cultura e as tradições orais populares e, nós da Escola Upiá, acreditamos que é a partir do cantar e contar de memórias que torna-se possível construir um futuro melhor.

Quem desejar conhecer um pouquinho melhor deste projeto belíssimo do SESC pode clicar aqui e verificar também a agenda de apresentações em Pelotas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s