Visita Kaigang e conversas sobre povos indígenas

Publicado por

Dia 20 de setembro, uma terça-feira, foi o Dia do Gaúcho. Aqui na Escola Upiá conversamos sobre quem é o gaúcho. Somos todos iguais e temos a mesma cultura? A data comemorativa serviu para desencadear atividades relacionadas à história e ao folclore do Rio Grande do Sul durante vários dias na escola. Entre vestimentas como bombachas e alpargatas, roda de chimarrão, comidas típicas e contação de histórias, destacamos aqui as conversas sobre os povos indígenas, que fascinaram as crianças.

A professora Franciele, que é descendente de indígenas, trabalhou música, dança e pintura corporal com as crianças. Com a ajuda da professora Camila, foi uma alegria fazer danças em roda e cantar canções de contemplação à natureza. Tivemos também uma conversa com a nossa diretora Renata, que contou sobre sua experiência trabalhando com os povos indígenas Kulina e Kanamari no Amazonas. Ela trouxe fotografias e explicou para as crianças os costumes daqueles povos, diferentes dos indígenas do Sul do país. Além das imagens, ela mostrou aos alunos uma coleção de animais talhados em madeira, e também livros sobre povos de outros países, como o México.

O ponto alto da nossa semana do gaúcho foi a visita, no dia 19, do sr. Alcir, chefe Kaigang da comunidade estabelecida recentemente no Morro Redondo, próximo a Pelotas. O Sr. Alcir nos contou sobre a cultura de seu povo, sobre como viviam e como vivem hoje estes antigos habitantes dos pampas. As crianças puderam conhecer os artesanatos produzidos pelas famílias Kaigang e ouvir histórias daquele povo. Como retribuição pela visita e por trazer para perto de nós a cultura indígena, nossos alunos produziram cartões pintados com tinta guache com representações da natureza, alguns com terra colada que trouxeram de suas casas ou de lugares onde gostam de estar. O Sr. Alcir agradeceu e ao ver os cartões nos contou da importância de cuidar da terra para o bem-estar de todas as pessoas hoje e no futuro.

slide35

Temos todos a missão de cuidar a terra onde vivemos, Sr. Alcir. Sua presença foi muito importante para nós. Agradecemos imensamente a sua visita e suas palavras inspiradoras para o futuro de nossos alunos.

Saudações da Equipe Upiá  🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s