Panapaná Libertária: de lagarta à borboleta

Publicado por

Panapaná ou panapanã é o coletivo de borboletas, ou revoada de borboletas. Toda esta simbologia da transformação da borboleta permeou os trabalhos escolares no mês de outubro.

Nestes últimos dias estivemos cercados por temas como Dia das Bruxas, ou Halloween (na cultura norte-americana), Dia do Saci (no folclore brasileiro), Día de los Muertos (na cultura mexicana) e Feriado de Finados. Diante desta oportunidade, trabalhamos durante o mês de outubro a ressignificação de monstros, elaboração de fantasias e superação de medos através de histórias, desenhos e jogos focados no desenvolvimento integral das crianças.

A Panapaná Libertária da Escola Upiá teve o propósito de oferecer a oportunidade aos alunos de conhecer e lidar com os medos e monstros internos. Este exercício de autoconhecimento e a percepção de desafio superado pode ser uma experiência muito rica para os pequenos.

No último dia 31, criamos um lindo altar para Maria Montessori e as crianças entraram no clima com suas fantasias de bruxas, fadas e caveiras (calaveritas ou Catrinas). Nossa escola estava toda decorada. Atividades como confecção de capas, chapéus, varinhas mágicas e pintura facial também marcaram a data.

Na tenda da Noite Estrelada as crianças ouviram histórias, dançaram e interpretaram personagens. Teve também a elaboração de uma poção mágica da alegria, feita com frutas e flores secas.

Foi lindo! Confira as fotos da nossa Panapaná Libertária!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s