Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017

Professora Danusa Moura, da Escola Upiá, é agraciada com o Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017

Publicado por

A organização Paratodos anunciou na noite do dia 30 de maio os três primeiros colocados no Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017. Entre eles, em terceiro lugar, a professora da Escola de Educação Infantil Upiá Danusa da Silva de Moura, com o trabalho “Com Libras se reescreve Brasil”.

“Com inscrições vindas de todo o Brasil, os trabalhos evidenciam o esforço de muitos professores em fazer da inclusão uma realidade nas salas de aula do país. Não se pode deixar de destacar também que as escolas públicas, mais uma vez, concentraram a maior parte dos trabalhos.” http://www.paratodos.net.br/premio

A professora auxiliar da Escola de Educação Infantil Upiá, Danusa da Silva de Moura concorreu ao prêmio com seu relato de contato com a cultura surda no âmbito escolar e como isso interferiu positivamente em seu trabalho pedagógico e formação profissional e pessoal. Danusa relata como veio o interesse pela Língua Brasileira de Sinais e como foi a sua experiência como professora auxiliar na Escola Upiá, em uma sala de crianças ouvintes e uma surda. Em seu texto, ela desmistifica a inclusão de crianças surdas em escolas de educação infantil planejadas para crianças ouvintes.

Professora formada no curso Normal e acadêmica de Geoprocessamento na Universidade Federal de Pelotas, Danusa cursou História durante dois anos. “Trabalho como professora auxiliar de educação infantil há 4 anos. As experiências que tenho com as crianças me motivam e me fazem buscar ser uma profissional e pessoa melhor a cada dia. Com os meus pequenos aprendo a ter consciência das necessidades dos outros”, comentou a professora premiada.

O relato da professora Danusa foi a única experiência em educação infantil premiada. Confira as experiências reconhecidas pelo Prêmio Paratodos Inclusão Escolar 2017:

1 lugar

Professora: Mileide Terres de Oliveira

Título do trabalho: Libras e educação inclusiva: reflexões sobre o sujeito surdo

Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Juína

Segmento da educação: Curso técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio

Cidade/estado: Juína – MT

Resumo do relato: O relato mostra a inclusão de uma aluna com surdez numa turma de nível médio. Foram realizadas atividades como formação básica em libras para os alunos (a própria aluna com deficiência auditiva atuava como intérprete), interpretação de músicas em libras, pesquisa sobre libras e o uso da língua portuguesa para a pessoa com surdez. Como resultado, a aluna pôde participar efetivamente da Jornada Científica do IFMT e os alunos apresentaram desenhos que expressavam a cultura surda. Além disso, ao término deste trabalho houve o 1o Encontro de Cultura Surda e Libras do IFMT, com a participação de aproximadamente 250 pessoas ouvintes e surdas. O trabalho permitiu a socialização da aluna em situação de inclusão com os demais, bem como possibilitou o uso e a difusão das libras no ambiente educacional do instituto.

2º lugar

Professor: Itair Pedro Santos de Medeiros

Título do trabalho: Mini Tênis e sustentabilidade nas aulas de Educação Física.

Instituição de ensino:  Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Professora Terezinha Souza.

Turmas: ciclo básico I 3º ano e ciclo básico II 2º ano/ 5º ano.

Cidade/Estado: Belém/Pará

Resumo do relato: Giz, pneus usados de carros, garrafas pets, tubos de PVC, fita adesiva, papelão. Foi usando esses materiais que a escola de Belém driblou os altos custos associados à prática do tênis e garantiu que estudantes com e sem deficiência vivenciassem juntos o esporte da escola. Houve trabalho colaborativo entre os professores das salas de aula regulares, do atendimento educacional especializado, da biblioteca e da sala de informática, além da parceria do projeto de reciclagem OIKOS. Foram feitas mini-quadras e foi desenvolvida uma metodologia que permitisse a participação dos alunos com deficiência. As perguntas estimuladoras eram as seguintes: “Como incluir crianças com deficiência nas aulas de Educação Física utilizando como conteúdo o mini tênis de forma que todos da turma pudessem participar ao mesmo tempo da aula? Como trabalhar o mini tênis se os materiais utilizados para sua prática são de alto custo e os recursos financeiros da escola escassos?”

3º lugar

Professora: Danusa da Silva de Moura

Título do trabalho: Com Libras se reescreve Brasil – Minha experiência com Libras na educação infantil

Instituição de ensino: Escola de Educação Infantil Upiá

Segmento da educação: Educação infantil (crianças de 2/3 anos)

Cidade/estado: Pelotas/Rio Grande do Sul

Resumo do relato: O relato conta a experiência pedagógica vivenciada por uma turma que passa a ter contato com a cultura surda a partir de uma nova aluna com deficiência auditiva. A professora fez um curso básico de formação em libras e conseguiu tornar o aprendizado agradável e acessível a todos. Seu grande êxito foi envolver os alunos no processo de aprendizado e incluir as famílias nessa jornada.

O Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar

O prêmio Paratodos de Inclusão Escolar foi promovido pela organização Paratodos, com patrocínio da Coruja Educação e da LECCA Investimentos e apoio dos Institutos ABCD, Alana, Mara Gabrilli e Rodrigo Mendes.

A organização visa a premiar experiências pedagógicas inclusivas que foram desenvolvidas por professores de instituições de ensino regular. O objetivo do prêmio é reconhecer, mas também estimular e disseminar, ações inclusivas em todos os segmentos da educação. Nesta segunda edição, participam professores da rede pública e da rede particular da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Agradecimento

A comunidade escolar da Escola de Educação Infantil Upiá parabeniza as professoras e professor premiados nesta edição do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar, em especial a professora Danusa da Silva de Moura, por sua dedicação e pelo merecido reconhecimento de sua trajetória como educadora.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s