“Fridays For Future” – Escola Upiá.

Publicado por

O que é o mundo? Será que fazemos parte dele? O que faz parte? Como estamos cuidando do mundo onde vivemos? Estes foram alguns dos questionamentos trabalhados com as trinta e seis crianças das turmas entre dois e cinco anos da escola Upiá, em um projeto realizado com duração de duas semanas.

Este projeto foi inspirado pelo movimento Fridays for Future (em tradução livre, sextas-feira pelo futuro), fundado no ano de 2018, pela adolescente sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que tem convocado jovens de todo o mundo a protestar para exigirem de seus líderes políticos posicionamentos e medidas concretas pela conservação do meio ambiente.

Através da leitura de livros e poesias que traziam estas temáticas, com rodas de conversa e coletas realizadas no pátio da escola, este trabalho teve como objetivo proporcionar a reflexão sobre o mundo em que vivemos hoje. O resultado foi expresso especialmente nas falas das crianças, que foram registradas ao longo deste período, e pela confecção de uma carta, que será entregue à prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

Algumas destas falas foram selecionadas para serem expostas em cartazes nas grades externas da escola, nesta última sexta-feira (29 de novembro). Há, dentre elas, a pergunta feita por Cora, de dois anos: “Olhou para o céu hoje?”, e pedidos como: “Cuide das estrelas-do-mar” (Isadora, dois anos), “Não devemos esmagar o mundo” (Augusto, 4 anos), “Homenzinhos não joguem lixo no Laranjal” (???) e “Não pode pegar as abelhas” (Giovanna, 2 anos).

Que possamos nos inspirar em Greta Thunberg e nas crianças pequenas da Escola Upiá, para que possamos garantir a elas o que foi pedido por Eduarda, de cinco anos: “Nós queremos um mundo extremamente mais colorido”.

Uma Imagem, do jornal Diário Popular (30/11/2019)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s